Enjoy forums? Start your own community for free. | Welcome to Fórum Central. We hope you enjoy your visit.
You're currently viewing our forum as a guest. This means you are limited to certain areas of the board and there are some features you can't use. If you join our community, you'll be able to access member-only sections, and use many member-only features such as customizing your profile, sending personal messages, and voting in polls. Registration is simple, fast, and completely free.
Join our community!
If you're already a member please log in to your account to access all of our features:
|
Situação atual dos fóruns., Vamos discutir.
| Vaine |
|
With license to kill.

Group: Membro Clássico
Member No.: 5

|
Sim como eu falei lá em cima ( e a Kate abriu meus olhos para essa seção, que eu, errôneamente, achei que era apenas sobre skins) o que vocês acham da situação dos fóruns de RPG interpretativo? Por que os fóruns não duram? Por que esse incrível êxodo de membros? Qual seria 'a formula do sucesso' para um fórum?
Eu, particularmente, não tenho uma opinião decente sobre o assunto então eu vou esperar os comentários.
=D
|
|
|
| Dead Poet |
|
Solícito e Intimidador

Group: Inesquecível
Member No.: 46

|
RPG dá trabalho, tanto para um admin mantê-lo em ordens quanto para os jogadores terem criatividade para escrever. Normalmente, os problemas começam com os admins, que criam fóruns espetaculares mas, em grande parcela, abandonam seus fóruns ao ver o nº de usuários ativos diminuirem ou ao surgir interesse em outro assunto, outro fórum ou mesmo algum fator da vida social. É difícil comandar um fórum, responder as dúvidas, trazer novidades, manter o controle da história, inovar no visual, pesquisar sobre o tema, etc. Na maioria das vezes também a escola/universidade é um grande problema. Os estudos exigem demais da nossa atenção, principalmente quando não estamos tão bem em nossas notas. Os admins tem sempre uma grande parcela de culpa, a maior talvez, quando um fórum não dá certo.
Já os jogadores, estes são os "consumidores" dos fóruns e, como qualquer consumidor, são difíceis de se agradar. Nenhum produto, seja lá qual for, mantém seus altos números de vendas quando permanece sempre com a mesma propaganda, o mesmo visual, sem nenhuma inovação. Da mesma forma, os jogadores tendem a abandonar o velho, o que não muda, o que não está trazendo novidades. É certo que, mesmo sem muitas inovações, quando o fórum é bom, os usuários muitas vezes retornam após verem-se iludidos com outros fóruns falidos.
A única forma segura de sucesso seria ter um emprego remunerado de "Admin de fórum de RPG" XD. Como a corrente do fracasso começa sempre nos Admins, um dinheirinho básico poderia lembrá-lo do compromisso com seus jogadores, trazendo qualidade para o RPG e atividade por um longo período. Mas como isso não tá nem perto de acontecer, o jeito é dar sorte de encontrar uma boa equipe de administração, dedicada, compreensiva, inteligente e esforçada.
|
|
|
| Thi~ |
|
i'm navyblue, bitch!

Member No.: 54

|
Vou falar com minha não tão vasta experiência de fóruns (cinco anos, aproximadamente), caso você discorde de algo pode postar aqui mesmo e certamente chegaremos a um consenso.
Concordo com o Dead Poet em alguns pontos. Existem dois grandes fatores de risco sobre o ponto de vista dos fóruns: Administradores e Usuários.
Os primeiros, sempre vêem com uma boa idéia, conhecimentos e base para montar algo realmente inovador e interessante. Porém, o fato é que um fórum que deseja alcançar um patamar maior não pode ser tocado por um, dois, ou três administradores. Aliás, eu sou daqueles que pensa assim: "Quanto mais gente ajudando melhor..." Mesmo que fique "faltando trabalho" para alguns no começo, quando um tiver de se apertar (e vão se apertar, por motivos diversos: Estudos, trabalho, problemas familiares, problemas técnicos) sempre haverá um "na reserva" para substituí-lo. Ou até mesmo um sistema hierarquico de Adminstrador -> Moderador -> Coordeanor. Onde, caso um precise de ausentar ou afastar, outro prontamente poderá subir de "cargo" ocupando sua brecha. Cargos e tarefas dividas são o segredo do sucesso, em tudo.
Já o segundo grupo, os Usuários, ou como nosso amigo a cima denominou acertadamente: Consumidores, constitui um grupo bem mais complexo. Afinal, eles estão ali apenas para se divertir. Não querem saber do trabalho, da vida pessoal, ou dos encargos que é tomar conta de um fórum e ter toda uma vida pela frente. Cuidar de um fórum, embora pareça tarefa fácil, não é. Quem já foi administrador sabe disso. Agradar gregos e troianos é algo que ninguém é capaz de arcar. Sempre haverão elogios e críticas. Porém, acho que talvez esse não seja o ponto central. E, talvez por isso eu vá ferir o orgulho de algumas pessoas... O ponto central, na minha opinião, é a verdadeira excasses de usuários. Vocês devem estar se perguntando: "Hã? Esse cara bebeu? Vejo muitos fóruns com mais de 100 membros registrados, como ele diz que tem poucos?". E eu lhes digo, sim, são poucos! Pois, desses 100 membros, muitos deles são o mesmo usuário, com duas, três contas. Não estou dizendo que isso é ruim, não, longe de mim! Mas, peguemos esses 100 e dividimos por 2 (e estou sendo bonzinho.) teremos 50 usuários registrados de fato. Destes, tem sempre aqueles personagens que não postam, ou se registram e depois abandonam. Daí você tira mais uns 15. Depois mais uns 10 que acabam tendo problemas no decorrer do fórum e somem. Façamos a subtração: 50 - 25 = 25. Míseros 25 usuários registrados e teoricamente ativos. E outra: Não há renovação de usuários. Se você notar, certos tipos de fóruns (como alguns de x-men) sempre possuem aquele mesmo grupo de usuários. Ocupando os mesmos cargos, fazendo os mesmos grupos. São como modelos pré-definidos. Essas pessoas, tudo bem, servem de exemplo, porque sempre tão lá, participando, postando, se divertindo. Mas, ao mesmo tempo, servem como mecanismo de exclusão daquelas que são se adequam a seu estilo ou ao seu grupo. Suas brincadeiras, suas gírias. Isso acaba por afastar e inibir pessoas novas que estejam dispostas a aprender a interpretar.
E, como num processo contínuo, mais e mais os fóruns tem MENOS membros ativos. Menos pessoas interpretando e etc.
Bom, vou aguardar os comentários e responder. Abraços.
|
|
|
| » Kate |
|
a little witch

Group: Administração
Member No.: 2

|
Concordo com o Thi em alguns pontos. Especialmente o dos usuários. Temos, sim, poucas pessoas que jogam efetivamente em fórum de RPG. Agora, quanto à culpa ser sempre dos admins, eu não sei se é bem assim. Acho que o meu grande problema, como administradora (e falando aqui só por mim) é que sou muito exigente. Não só comigo mesma, mas com os outros. Sempre querendo que os posts no fórum sejam perfeitos. Só que a coisa não funciona assim, naturalmente. Estou aprendendo a me controlar.
E quanto a haver mais gente na equipe administrativa, acho que o Poet tem razão em alguns pontos, só. Veja, o 21, meu fórum, tem umas noventa pessoas registradas. Subtraindo aqueles números que o Thi mostrou, sobram bem poucas. E as realmente ativas somos eu, Clari e mais quatro meninas que salvaram o fórum num período de seca. E mais o Nel que aparece quando o trabalho e a faculdade dão uma folga. Aí, suponhamos que eu coloque mais gente na administração. Seriam as meninas (pelo menos duas?) e mais o Nel, vamos supor. E aí? Todos os usuários ativos se resumirão a administradores/moderadores/staff, etc.
O problema é o êxodo de usuários. Muitos se registram e nunca mais aparecem. Sequer fazem ficha! As quatro ou cinco últimas pessoas que se registraram fizeram apenas isso: se registraram. Depois sumiram... e não sei o porquê! i.i
E acho ainda mais uma coisa: os usuários gostam do "terreno seguro". Embora inovar seja um negócio legal, quem inova muito se dá mal. Os fóruns que mais dão sucesso: Harry Potter, X-Men (e poderes em geral) e Universidade. Só. Toda vez que vejo um diferente disso, geralmente tem poucos usuários ou poucos ativos. Uma amiga certa vez me disse que não ia entrar no meu fórum porque teria que ler todas as explicações e se ambientar nele. E ela preferia continuar em fóruns de Harry Potter, onde a história já é conhecida e tudo o que se precisa fazer é registrar e escolher uma casa...
|
|
|
| Thi~ |
|
i'm navyblue, bitch!

|
Muito interessante sua colocação, B, mas quando falei sobre mais pessoas na administração é caso a atual veja o seu fórum crescer e o tempo deles (os atuais administradores) diminuirem. Porque, se você notar, existem alguns fóruns - muitos deles, por sinal. - que acabaram porque os administradores não foram humildes ao ponto de admitir que precisavam de ajuda, de pedir ajuda. Por isso, acabaram se enrrolando e o fórum foi morrendo por si só.
Mudando um pouco e adentrando na temática exposta por você, os próprios temas de fóruns. Realmente a variação é muito pequena. Mas acho que talvez isso seja questão do público que você queira atingir. Por exemplo: Apesar de interpretar há 5 anos eu não me sinto atraído por certos tipos de fóruns (como os de sobrenatural, de universidades) e tem outros que eu gostava e hoje não quero nem ouvir falar (Harry Potter), então... Acho que a temática vai muito do que você quer atingir, sabe? Por exemplo: Se eu resolvo montar um fórum de realidade alternativa entre alienígenas e humanos, eu tenho que ter em mente que ele poderá não atrair pessoas que gostam de Harry Potter, de X-men e outras coisas. Acho que isso cai mais para um gosto pessoal, do que para a qualidade ou não do RPG/Fórum em si. PORÉM, há uma saída! E isso já se encaixa num novo gancho e, quem sabe, uma saída. Procurar novos usuários! Como? Bom, digamos que um fórum sobre, sei lá, vou chutar algo bem idiota: A Grande Família. Ou uma comédia enlatada americana. Eu sei que não vou atrair a todos, obvio. Mas como farei para conseguir usuários? Uma saída é usar sites de buscas, comunidades (como as do orkut) e apresentar o projeto, achar pessoas dispostas a brincar também.
E, linkando esse final, dando o direcionamento que queria, finalmente, nesse meu post, acho que é importante - acima de tudo. - é as pessoas que interpretam hoje apresentem esse mundo a novas pessoas. Eu tenho CERTEZA que elas aprenderão de bom grado e começarão a jogar numa boa.
OBS: Tenho mais um tema para depois, vou deixar ele aqui só para eu não esquecer:
Falta de Fair Play dos usuários.
|
|
|
| Kitty |
|
she's the one

Group: Super Membro
Member No.: 4

|
Bom, na minha opinião eu acho que as pessas estão mais preocupadas em ter um forum fodão em designer e quem pega quem do que no conteúdo geral. Cara eu tenho meus 8 anos que jogo RPG de fórum e nunca vi uma coisa assim! Eu sinceramente queria que o tempo atrás voltasse porque era tudo tão bom, as pessoasnão se preocupavam em números de linhas de posts, não se preocupavam se o personagem é lindo gostoso e maravilhoso e quantos ele vai pegar e ainda por cima, eu acho que o conteúdo tá mt vasto, se surge um fórum novo, logo os players do fórum antigo abandonam ele... sim, isso é fato.
E eu aviso, se continuar assim, fóruns de RPG não vão existir mais.
EDIT; eu já sou da opinião "Quanto mais gente tem, mais desorganizado fica" eu acho que a administração com muito agente fica feio pro fórum, pq uma pessoa bem organizada e que consegue levar a coisa e sabe dividir assuntos, consegue numa boa. E isso que o Thi falou sobre os usuários, é verdade, vários criam vários personagens e muitas vezes eles abandonam o fórum. Outra coisa, é spbre as panelas, gente, eu ODEIO panelinhas em fóruns!!!! Sério, isso espanta os usuários (sim, eu sou uma espantada). No mutantes tinha isso e eu brigava dia e noite por causa da panelinha (tanto que a mesma se rebelou eformou outro fórum de X men, mas isso não vem ao caso), pq eu acho que estamos ali pra se divertir e conhecer pessoas novas! Não pra criar panelinhas e ficar brigando com pessoas que você nem ao menos conheçe!
Eu acho que isso tem que mudar...
|
|
|
| Isa |
|
Firmando-se

Group: Membro 2.0
Member No.: 28

|
não vou falar muita coisa porque tem gente que sabe das coisas bem melhor que eu, mas tem uma coisa que me irrita como usuária e que acontece em vários fóruns, e deve atrapalhar mais gente também.
eu acho uma droga quando o player dá mais valor pra estética e tamanho do que pra qualidade. é facinho ver gente que capricha horrores no avatar e na sign, mas os posts não são lá aquele primor, escrevem demaaaaais pra falar pouca coisa e acham que estão abafando. existem posts de quinze linhas com muito mais qualidade e muito mais eficientes que alguns de trocentas linhas, cheio de encheção de lingüiça, sem o mínimo de coerência e coesão e tal. não que não dê pra ter liberdades num post, afinal, rpg não é aula de redação e pode ser divertido fazer algumas gracinhas na hora de escrever, mas quando o post acaba sendo baseado inteiramente nisso, fica horrível, além de ser bem irritante. e geralmente o conteúdo é um personagem querendo pegar o outro com uma tensão sexual completamente previsível, e daí outros players que querem jogar de um modo diferente acabam ficando desconfortáveis ao jogar em um fórum assim. daí ou você nunca posta, ou quando posta acaba indo de maria-vai-com-as-outras pra não ser excluído, até porque muitas vezes rola panelinha, como a kitty falou. eu acho que problemas em fóruns têm muito a ver com comportamento.
|
|
|
| Thi~ |
|
i'm navyblue, bitch!

|
Oba, oba, mais comentários, pena que estou sem tempo para discorrer da maneira que gostaria. Respeito sua opinião Kitty - no tocante a administração. - mas mantenho minha idéia. Obvimente existem pessoas que acabam puxando mais a responsabilidade para si e isso é plenamento normal e benéfico. Agora pautando mais no post da Isa, concordo plenamente. E fazendo uma correlação com a Kitty. Eu tenho - um pouco. - de saudade de antigamente. Realmente, existiam muitos pontos bons naquele tempo. As pessoas postavam sem combinar previamente, não havia tanto rigor nas postagens e, resumindo, as pessoas não tinham medo de errar. Todos estavam em processo de aprendizado, na época. E, justamente por isso, postavam sem muito rigor. E isso, ao contrário do que se pensa, era amplamente benéfico. Por quê? Porque você não precisava ficar esperando, bolando posts de 2 horas para, no fim, todos terem preguiça de ler e falar: "nossa, cara, você é fera!" Sendo que, muitas vezes, eles sequer lêem. Sou um defensor ferrenho da qualidade diante da quantidade. Ainda mais agora - após estar cursando jornalismo. -, pois, para mim, é muito mais interessante você passar a mensagem - no caso, o post. - da maneira mais objetiva e prática que você puder. Porém, gostaria de inserir um tema que eu acho que vou desenvolver o debate num outro tópico: A criação de mitos e esteriótipos nos fóruns. Que seria isso, Thi? Seria justamente o que formou essa situação atual. Modelos, padrões, formas, tudo isso que criamos hoje. Você costuma ver personagens negros ou esteticamente feios como Avatares - ou photoplayers, como costumam chamar. -? Eu não. Você costuma ver fóruns onde, não importa qual seja o tema, sempre há um casalzinho gay e diversos casais querendo se pegar da maneira mais ridícula e fantasiosamente romântica? Certamente! Eu faço isso e muitos de vocês, também. Inconscientemente. E por quê? Porque isso já são esteriótipos e regras, eu até diria lendas, incorporadas, aceitadas e repassadas por nós. Muitas vezes, acabamos fazendo sem notar, mas fazemos. Posts grandes, repletos de filosofia. A preferência por cores escuras e termos americanizados - uso abusivo do inglês. -, localizações - EUA, Londres, Paris, ou qualquer outra cidade Européia. - tudo isso reflete em nossos esteriótipos. Pensem nisso!
|
|
|
| Isa |
|
Firmando-se

|
pois é, eu também acho isso, mesmo que eu mesma contribua com alguns estereótipos às vezes xD. só que assim, tem algumas coisas, tipo lugares, que são estereótipos que eu gosto, como londres, paris, nova york, mas que seriam bem melhor aproveitados se fossem bem descritos, com uma boa localização, pros usuários usufruírem ao máximo. o problema é que às vezes colocam só por colocar mesmo, sem motivo de ser, porque todo mundo já tá acostumado e ""não precisa"" ficar descrevendo, e acho que aí que tá o erro. algumas coisas são usadas bastante porque as pessoas gostam, mesmo, mas tem que ter uma abordagem legal. idem pra photoplayers, tem gente que bota só porque tá na moda, ou porque é cool (oi, tudo a mesma coisa). quando passava the oc, todo fórum tinha uma mischa barton. agora todo fórum tem uma hayden panettiere, e já tá começando com o elenco de gossip girl. não que seja errado usar representantes que tão "na boca do povo" (o principal personagem meu é representado pelo johnny depp, pô!), mas é a mesma coisa que as cidades, tem gente que usa só por usar, e pior, faz a personalidade idêntica ou no mínimo MUITO baseada no personagem que o ator faz em seu respectivo filme ou série. eu não entendo isso, porque é tão gostoso ter um personagem só seu, com uma personalidade só dele, com o qual você possa fazer zilhões de coisas porque vai estar seguindo as regras que VOCÊ criou pra ele. é muito mais livre =P
|
|
|
| Dead Poet |
|
Solícito e Intimidador

Member No.: 46

|
Concordo com a presença cada vez mais exagerada de estereótipos nos fóruns hoje em dia. Todo RPg você vê os mesmos Photoplayers (Adam Brody, Orlando Bloom, Avril Lavigne, Kristen Bell, Johnny Depp, etc), pessoas querendo ser os bonitinhos para as garotas e garotos ficarem babando nos chats, um pagando pau pra beleza do outro, passando páginas e páginas com uma baboseira que não leva a lugar nenhum (tá, tá certo que é chat, mas as vezes é um pé no saco quando vc espera ler algo mais interessante por lá). Um dia desses um amigo meu escolheu um cara tão feioso para photoplayer que quase recusei quando ele me pediu pra fazer um conjunto XD É até difícil de se trabalhar com gente feia demais, mas foi a escolha dele pra se adequar ao seu personagem, pra fugir dos padrões, o que achei uma boa. Negros também são uma minoria tremenda entre as escolhas para PhotoPlayer, se vi uns 5 nestes ultimos tempos de fóruns foi muito. Eu mesmo ainda não criei um, mas ando namorando as fotos da Jada Pinkett Smith para criação de um personagem em futuros fóruns. Eu já pensei em desenvolver um RPG dos temas comuns em cenário brasileiro. Tipo, Escola de Magia no Brasil, Heroes surgindo no Brasil, Universidade do Brasil, etc. Os planos estão todos na gaveta por falta de investimento, mas seria no mínimo diferente dos RPGs pops que pipocam a toda hora.
|
|
|
| » Kate |
|
a little witch

Group: Administração
Member No.: 2

|
'Tá, vamos discutir.... Indo se baixo pra cima até meu último post! ^^
Eu, particularmente acredito - por experiência própria - que as pessoas não gostam de fóruns com muitos tópicos explicativos. Muita informação, muito detalhe sobre a cidade, a história, etc., afasta as pessoas. Por exemplo, eu e a Clari temos esse fórum de Dark Angel. É uma série desconhecida? É. Mas os nossos tópicos de ambientação estão tão bem explicados que não precisam nem ter visto uma única foto da série pra entender. E a história é o máximo. Trata-se "soldados perfeitos". O governo norte-americano teria, clandestinamente, desenvolvido os transgênicos. Que consistiam em embriões (que eles mesmos "faziam") cujos DNAs eram misturados com os de animais, dando-lhes características formidáveis (como super=força, super-visão, etc.). Legal, né? Se passa em Seattle e num futuro destruído. Mas, ninguém gosta! Então, não sei, muita explicação afasta. É o que acho.
Por outro lado, concordo plenamente com você, Isa, quanto aos personagens "copiados". Anda um tal de "tudo igual" que meu Deus! Mas concluímos que as pessoas não têm paciência de criar. Só pode ser! Elas querem participar, gostam de jogar, mas sua criatividade é limitada e por isso precisam de alguma base. Só que eu, naturalmente, prefiro ter minhas personagens criadas da minha mente insana, mesmo! ^^
Os posts. Okay. Quando eu comecei a jogar, meus posts resumiam-se a:
| QUOTE | Meg entrou na Sala Comunal da Corvinal, e foi até Vicky, dizendo:
- Eu acho que vc deveria parar de estudar tanto... |
Minha opinião? Pobre de doer! Eu gosto de riqueza, de detalhes, de sentimentos, de pensamentos! Aí, as pessoas vêm e fazem isso:
| QUOTE | Meg entrou na Sala Comunal da Corvinal, que era muito bonita.
Viu a Vicky parada lá no fundo.
Resolveu ir até ela.
E disse:
- Eu acho que vc deveria parar de estudar tanto... |
HEhehe, eu exagerei, naturalmente, mas serve de metáfora (mais pra hipérbole, na real). O conteúdo é fraco, o post vazio e sem nada. Fora a mania de repetirem falas das outras personagens, que eu não sei pra quê, na realidade... o.ó
Então os posts ou ficam mesmo sem conteúdo algum, ou simplesmente tediosos. Porque escrever também é uma arte. E contar muitas coisas num único post requer o mínimo de manejo com as palavras. Para que a coisa toda não fique entediante e aconteça como o Thi falou: ninguém leia.
Poet, uma vez eu criei o Instituto Yacamim. Era a Hogwarts do Brasil. Todos eram brasileiros, só aceitávamos nomes brasileiros. Foi o máximo! Minha personagem, Cecília Neves, era muda! \o/ Mas ainda assim, os atores eram sempre americanos/ingleses. Não apareceu um único ator brasileiro. Embora, convenhamos, os atores brasileiros não tenham muitos fansites.
Quanto à beleza freqüente (e por vezes exagerada) de personagens, é bastante compreensível. O artista tende a colocar nas personagens aquilo que gostaria pra si. Um lado de si mesmo. Ser bonito e desejado é o sonho de muita gente. Eu já tive duas chinesas ('tá, uma é só descendente, mas enfim) e mesmo assim, acho as duas atrizes bem bonitas! Ou não teria escolhido, provavelmente... =x Quanto ao negro, bem, eu sempre quis um... *-* Mas o que eu mais queria mesmo era uma negro de par romântico pra uma personagem minha. Porque está num dos meus sonhos mais [não] secretos: ter um negão de namorado! *ama a cor negra*
Sinto saudades também da época em que os posts não eram combinados... Havia sempre o elemento surpresa. O "o que será que ele[a] vai fazer agora"? Sempre dentro dos limites do respeito, naturalmente.
Mas as panelinhas são difíceis de quebrar. As pessoas gostam de ter as personagens incluídas nas tramas. Mesmo que sejam tramas pequenas e fechadas só pra elas. Só que pelo menos a personagem faz parte de alguma coisa. É difícil você chegar novo e sozinho num fórum e conseguir se enturmar rápido. Principalmente porque os posts ocasionais não ocorrem mais. É tudo previamente combinado... =/
Falei demais. Depois eu continuo.
|
|
|
| Isa |
|
Firmando-se

|
legal a kate ter levantado o assunto dos tópicos explicativos. eu sou uma freak que ADORA ler as informações, mas eu entendo que tenha gente que ache um saco ler. só que se colocar informação de menos, o player pode ficar perdido, e acabar nem postando por não saber direito o que fazer (experiência própria). eu acho que o jeito mesmo é explicar de um modo descontraído (mas sem contradizer com o que eu disse antes, mais pros usuários não se sentirem intimidados), direto-ao-ponto, mostrar pra que certas coisas vão servir (isso sem estragar alguma surpresa que os admins possam estar guardando, claro). só que isso é meio difícil x_x
eu também ia falar o que a kate falou sobre personagens bonitos, mas tava com preguiça XD. por mais que o mundo não seja feito só de pessoas atraentes, faz bem aos olhos ver avatar de gente bonita, haha. mas realmente, haveria interações mais diferenciadas se houvesse uma mistura maior de tipos. isso é um negócio que eu mesma tenho que aprender. ^^"
eu acho que as pessoas costumam se interessar por ambientes estrangeiros porque é diferente do que elas conhecem e estão acostumadas a ver na vida real (pelo menos é assim pra mim), mas nada impede um rpg localizado no brasil de ser interessante /o/
|
|
|
| Thi~ |
|
i'm navyblue, bitch!

|
Na verdade, eu levantei essa questão dos esteriótipos porque eu tenho uma tese a respeito dos fóruns de interpretação. Algo que acabei notando em mim mesmo, não mais hoje, mas antigamente:
Os fóruns serviriam como válvula de escape, um meio das pessoas compensarem suas vidas não tão fantasiosas e emocionantes se pautando naquele mundo virtual. Seria uma tipo de "mecanismo de compensação". Se você não é loiro ou não tem olhos azuis, PIMBA! Seu personagem pode ter! Se você não se acha atraente, beng, você pega aquele ator fodástico que é conceito comum de padrão de beleza e etc... Enfim, isso tem um pouco de psicologia também, mas não vou me aprofundar muito. O imporante é vocês terem idéia do que eu queria passar. Caso tenham dúvidas, perguntem-me.
O que considero mais importante para ser discutido, agora voltando para o assunto central do tópico, são as mudanças que ocorreram nesse tempo todo de interpretação em fóruns. O que houve de bom antigamente que foi abolido? Por quê? Isso foi benéfico? Em que ponto? Não? E o que há de bom hoje que não havia antigamente? Há um jeito de mesclar os pontos bons em prol de algo ainda melhor? Qual sua sugestão?
Acho que esses são pontos de direcionamento necessários para essa dicussão.
abraços!
|
|
|
| Nel |
|
Não sei o que colocar aqui

Group: 100% Membro
Member No.: 16

|
Bom... eu acho o seguinte: fóruns de RPG são bons! (Voltando à época de primário xD)
Falando sério e sem floodar... tá, nem tão sério assim... Os fóruns de interpretação tiveram grande evoluções nos últimos anos. Mais adeptos, mais quantidade de fóruns, mais regras etc. Só que tudo isso trás conseqüências como melhor qualidade de posts, personagens mais elaborados, produção artística (design, avas, signs...) mais rebuscada... ou seja, hoje há uma exigência muito maior do que antigamente para alguém conseguir participar de um fórum. "Qualquer um" não é mais aceitável, é necessária a apresentação de um "curriculum" bom.
O pessoal mais novo tem extremas dificuldades em se adaptar ao mundo desses fóruns. Quem faz interpretações pequenas e sem conteúdo logo é excluído. E isso origina diversos grupos seletos, que dificilmente aceitam "novos membros".
Essa grande exigência faz com que administradores de fóruns criem regramentos a mais e novos métodos de postagem. Já percebi incontáveis vezes tópicos de "como postar". E isso já acaba com aqueles que são muito preguiçosos. (Até que posso me incluir um pouco por aqui... xD)
Outra coisa que também é muito interessante é o lado artístico dos fóruns. Os avatares, as signs e os layouts precisam cada vez mais de gente capacitada e criativa. E isso cria um obstáculo até para a criação de um fórum.
Por essas opiniões e muitas outras, penso que o acesso aos fóruns de interpretação esteja dificultoso. Para alguém que inicie agora, acho meio impossível de se integrar e de continuar nesses fóruns. Mas, por outro lado, chega a ser bom! Quem consegue participar bem dos fóruns, aumenta o seu poder de escrita e consegue se divertir bastante, aumentando a sua criatividade e o seu leque de amizades pela internet.
Bom... é esse o meu pensamento da situação atual dos fóruns. Espero não ter me delongado demais... ou de menos, depende do ponto de vista. ^^'
|
|
|
| claaari! |
|
like a really tall bee

Member No.: 15

|
Na verdade, minhas opiniões se aproximam muito das da B nesse assunto em geral, tanto que fazemos basicamente todos os nossos fóruns juntas. Nós duas somos meio freaks por detalhes e nós duas tentamos, ahn... diferenciar. Por exemplo, acho que nunca repeti um ator/atriz [andam usando o termo photoplayer, né? Okay, photoplayer] na vida, mas tem gente que repete os avatares - e os nomes, e as histórias, e a personalidade, e tudo - em todos os RPGs, fazendo adaptações mínimas para encaixar naquela trama. Isso é pura... falta de criatividade. Que sempre existiu e, eu acho, sempre existirá! o.ó Não é todo mundo que é supercriativo e tal.
E sobre usar atores brasileiros, eu já pensei nisso, mas ou eles são velhos demais, ou não tem foto ou ambos. E, além disso, a gente vê a imagem daquela pessoa na Globo, Record, SBT, whatever o tempo inteiro, ela fica batida e meio estereotipada. Várias pessoa querem evitar estereótipos. ;P Ah, atores bonitos fazem parte. Não adianta. Raramente você vai ver alguém feio, talvez, no máximo, alguém estranho *lembra da Amber Tamblyn, avatar da Rachel* Pois é...
Tópicos explicativos, depois do DA, foram reduzidos ao extremo necessário. Porque lá a gente devia ter uns quinze tópicos e... bem, ninguém leu. E se você lesse tudo você ficava expert na série e faria o personagem sem nenhum erro. O que anda me irritando é que eu coloco agora, tipo, três tópicos explicativos, regras e um texto sobre o sistema de postagem que a gente usa [pra quem não conhece, RP, e eu vou falar mais tarde sobre ele ;x] e as pessoas ainda não lêem tudo. i.i Quer dizer, nem todos, mas algumas.
Agora... sobre RP. A gente meio que começou a combinar bem mais desde que começamos a usar esse sistema, mas o que a gente combina é as linhas gerais. Tira o elemento surpresa, mas pelo menos a trama não fica totalmente novelesca, aquele tipo de coisa que vai pra um lado e depois pra outro, sem muita lógica. Sempre tem como abrir RP's abertos, apesar de poucos o fazerem. i.i
Realmente, pensando agora, deve ser bem difícil para pessoas novas se adequarem a todas as exigências para jogar RPG atualmente. Todos nós começamos nos posts insignificantes e sem conteúdo ou estilo [estilo não é um assunto muito tocado, mas você sempre desenvolve um estilo de postagem pra cada personagem, pode reparar]. E os novos precisam começar com... posts bons. Deve ser difícil. Mas eu já presenciei uma adaptação espetacular num fórum que eu jogava, a Beaux do EzBoard. Quem já ouviu falar sabe como é aquele lugar... ou você é adotado pela sua casa e entra pra panela dela, ou você vai boiar na competição extremada daquele troço. o.ó Mas enfim... o Vini foi de "player loser" a administrador em três meses [porque lá você pode ser promovido e a administração sempre muda]! E ele entrou num RPG que já era superexigente... ou seja, não é impossível.
E fóruns são uma válvula de escape e são uma projeção de coisas que você quer e não quer em você. Ou de desejos reprimidos que nunca vão ser realizados. É por isso que eles existem. A maioria começou em RPGs de Harry Potter... por quê? Porque não é real e não temos como viver aquilo fora da Internet, mas aqui, tudo é possível. Ser mais velho, mais novo, ter uma vida perfeita, ser bonito... ou ao contrário. E a gente pega estereótipos simplesmente porque eles se encaixam melhor no que a gente imagina ou projeta. E isso não é necessariamente uma coisa ruim, é bem normal, aliás. Talvez a gente devesse tentar superar esses estereótipos, mas quem nos seguiria? É meio complicado.
Chego, no final, à mesma conclusão que o Nel [\o]: fóruns são bons! Não precisam ser perfeitos, mas a existência deles faz com que nossos desejos sejam menos suprimidos. ;]
|
|
|
0 User(s) are reading this topic (0 Guests and 0 Anonymous Users)
0 Members:
Track this topic
Receive email notification when a reply has been made to this topic and you are not active on the board.
Subscribe to this forum
Receive email notification when a new topic is posted in this forum and you are not active on the board.
Download / Print this Topic
Download this topic in different formats or view a printer friendly version.
|
|
Nossas Regras
Como Anunciar
Avisos
FC Money
Apresente-se!
Dúvidas, dicas e Sugestões
O Fórum Central é um portal interativo de discussão, publicidade e ajuda de fóruns, sejam eles de RPG ou não.
Caso você tenha alguma dúvida sobre a criação de um fórum, queira exibir uma idéia de fórum para as pessoas opinarem, queira encontrar administradores, designers, e lógico, jogadores para o seu fórum, o lugar é aqui.
Você encontra aqui tudo o que precisa para criar um fórum ou para jogar em um fórum de RPG. Avatares, assinaturas, códigos para deixar seu fórum cada vez melhor, tudo isso você encontrará. Sem contar, é claro, os amigos que se fazem aqui, jogos, discussão e muito mais.
Seja bem-vindo ao Fórum Central!
Quer anunciar seu fórum no Fórum Central? Para saber sobre como obter sua publicidade, leia este tópico. Não se esqueça de deixar o button do Fórum Central em local visível de seu fórum antes de anunciar.

Skin por Fantasy Dramatic e editada por toda a staff. Moderação, criação de gráficos e atualização do fórum pela equipe, Kate, Campbell e Lucas. E, claro, agradecimento especial a todos os membros que fazem deste fórum sua parada obrigatória na internet. Esperamos que apreciem sua estadia.
|
|